Não é de hoje que eu vejo isso acontecer mas isso me incomoda tanto que resolvi escrever um post a respeito. Eu trabalho perto de vários hospitais e já trabalhei em outros locais também próximo de hospitais e sempre vejo a mesma coisa acontecendo: médicos entrando e saindo do hospital de jaleco. E não é […]
" />

Lugar de jaleco é no hospital

May 17, 2011  |  Bizarro

Não é de hoje que eu vejo isso acontecer mas isso me incomoda tanto que resolvi escrever um post a respeito. Eu trabalho perto de vários hospitais e já trabalhei em outros locais também próximo de hospitais e sempre vejo a mesma coisa acontecendo: médicos entrando e saindo do hospital de jaleco. E não é só isso. Nos restaurantes das redondezas a quantidade de pessoas de jaleco é um absurdo.
Porque é um absurdo? Eu, que não entendo nada de biologia, medicina, etc a não ser o que vejo no House, CSI e Grey’s Anatomy (é. eu assisto sim) analiso da seguinte maneira simplista:

Hospital – local que deve estar sempre limpo para reduzir a possibilidade de seus pacientes pegarem alguma outra doença e agravarem a que foram tratar quando deram entrada no hospital.

O Jaleco, me parece ser um excelente veículo de germes, bactérias e etc do mundo exterior para dentro do ambiente hospitalar. Se o médico pega o ônibus de jaleco, entra no hospital com essa roupa, sai na hora do almoço e vai a um restaurante, almoça de jaleco, volta para o hospital sempre com a mesma roupa, que garantia temos de que ele não está carregando algo que possa contaminar quem está no hospital ou alguma bactéria hospitalar ser levada para os ambientes que esse médico frequenta de jaleco. Guardado as devidas proporções é quase como um médico não lavar a mão antes de fazer um procedimento qualquer ou após ir ao banheiro.

E aí eu pergunto. Jaleco é troféu de médico? É alguma ânsia por status. Nossa, ele é doutor fulano de tal? Acho lamentável esse tipo de prática. E acho que tanto os médicos como os professores nas universidades de medicina deveriam condenar tal prática e não usar o jaleco fora do ambiente hospitalar (seja uma faculdade ou um hospital).
E não, eu não acredito nessa história de

O dia a dia é tão corrido que esqueço de tirar. As vezes nem almoço. E tem o plantão também que faz com que eu fique 24 horas no hospital e não tem como sair normal trabalhando assim

Sério. Seria simples se fosse como crachá que várias pessoas esquecem realmente de tirar. Mas descer do ónibus já de jaleco é o cúmulo.

Respeito muito a profissão de médico (e todas outras relacionadas a saúde). Acho louvável estudar tanto tempo, trabalhar tanto em prol dos outros e tal mas isso não dá carta branca para fazerem algo que depõe contra a profissão que eles, os médicos, optaram por seguir. Afinal de contas, a função dos médicos é de nos tratar de doenças e não de trazer outras para nós.

Então o lance é o seguinte. Se você encontrar algum médico de jaleco em um restaurante ou outro ambiente que não seja hospitalar, fale numa boa com o cara. Afinal de contas, lugar de jaleco é no hospital.


3 Comments


  1. olá,
    Sou fisioterapeuta, meu jaleco vai diretamente de dentro da clínica pra sacolinha plástica e pra lavanderia de casa! o uso de jaleco apenas no ambiente hospitalar não depende apenas de bom senso, que já seria o suficiente, mas trata-se de uma lei de BIO- SEGURANÇA que PROIBE o uso de jaleco em qualquer ambiente que não seja o clínico. Quando vc fala d

  2. Muito bom seu post… Tenho muitas pessoas para passar essa dica!!! …

  3. vc tem toda razao. Hj tomo os devidos cuidados. So faco uma ressalva o perigo nao eh oq se leva de fora do hosp para dentro mas justamente o contrario. O med. deve deixar o jaleco de preferencia no proprio hosp ja que a vestimenta pode estar contaminada por bacterias patogenicas. microorganismos de fora do ambiente hospitalar de forma geral sao bem menos perigosos para os pcts.

Leave a Reply