Ontem, depois de colocar meu filho para dormir, eu peguei 2 livros do William Gibson para passar os olhos (Pattern Recognition e Spook Country e relembrar uns trechos antes de continuar a leitura do último livro dele,Zero History, e que eu comprei para ler no Kindle do iPad. Fiquei imerso naquele universo, nem notei o tempo […]
" />

Tempo longe das telas

September 16, 2010  |  Bizarro, Tecnologia

foto de JC

Ontem, depois de colocar meu filho para dormir, eu peguei 2 livros do William Gibson para passar os olhos (Pattern Recognition
e Spook Country e relembrar uns trechos antes de continuar a leitura do último livro dele,Zero History, e que eu comprei para ler no Kindle do iPad. Fiquei imerso naquele universo, nem notei o tempo passar e fui dormir as 2 da manhã. Beleza, agora eu já posso mergulhar na nova trama com algumas coisas mais frescas na cabeça. Mas o que mais me chamou a atenção no que acabei de relatar é que eu não liguei nenhuma tela ontem a noite. A TV ficou desligada, o computador idem e, durante esse período, eu não encostei no iPhone ou no iPad. E aí eu fiquei pensando em quantas horas nós passamos na frente de uma tela por dia. Em média você tem alguma idéia? Quando eu fui fazer um cálculo bem superficial da minha rotina, notei que estou constantemente olhando para uma tela.

  • Acordo, leio o jornal, tomo café.
  • Vou para o trabalho e fico na frente do computador pelo menos 8 horas e intercalo com olhadas no iPhone quando estou longe do computador.
  • Saio do trabalho e vou para casa. Brinco com meu filho e sempre acabo ligando o computador (para ele ver o site do Thomas & Friends, para falar com os avós dele, etc) ou ligando a TV e muitas vezes, acabo ligando os dois e deixando-os ligados.
  • Janto, muitas vezes com a TV ligada e continuo vendo filmes ou séries depois do jantar e outras vezes ainda ligo o computador para ver como estão as coisas no moovee.me antes de dormir.

Quando notei que a minha rotina girava quase totalmente em torno de telas me assustei. E o mais estranho foi que isso não me pareceu contra a natureza. Me pareceu normal. Lembrei daquele filme No Impact Man em que um homem para de consumir tudo que tenha impacto ambiental por um ano. O filme é ruim mas o desafio é interessante. Será que rola fazer algo semelhante com telas. Não consumir nada que seja exibido em uma tela? Apenas jornais, revistas e rádio? É um desafio interessante. Não acho que eu não conseguiria fazer algo assim por muito tempo. Primeiro que boa parte da minha vida profissional gira em torno da internet, segundo que sou viciado em filmes e séries e terceiro que sou viciado em tecnologia. Mas acho que conseguiria ficar um tempo totalmente isolado de telas e usando apenas livros, cadernos e música.

Vou tentar ficar longe de todas as telas por alguns dias e ficar realmente off. Acho que será interessante. Mas enquanto eu não consigo fazer isso, vou tentar diminuir o tempo que fico em frente a uma tela e ver o que acontece. Provavelmente não vai acontecer nada demais mas é possível que eu comece a notar outras coisas no mundo.

E você, quanto tempo fica em frente a uma tela?


3 Comments


  1. Vc é tiozao. Vc ainda lê jornal de papel ;¬P

  2. Acho que o importante mesmo, é não deixar de fazer esse exercício durante as férias. No dia a dia fica um pouco inviável.

  3. Quanto frango!
    Sua rotina é semelhante a minha.
    Visite o linkkei e compartilhe estes e outros conteúdos com nossos leitores.
    Abraços

Leave a Reply