Jonathan Harris feels fine

August 2, 2007  |  Internet

wefeelfine.jpg

I feel fine, she feels fine, we feel fine. Eu já tinha visto a entrevista com o Jonathan Harris do site We Feel Fine no Coolhunting há um tempo e havia achado a idéia fantástica. Mapear frases em blogs que contenham “I feel_____” , ou “I am feeling_______” e exibir isso de várias formas. Existem imagens, interfaces bem interessantes e até um ranking das emoções mais citadas em blogs.

Na minha busca por apresentações interessantes, acabei vendo a palestra ministrada pelo próprio Harris no TED deste ano em que ele explica não só todo o conceito do We Feel Fine quanto dos outros projetos em que ele vem tocando.

O mais interessante para mim, nesse site é a possibilidade de fazer uma antropologia/sociologia sem o conhecimento do individuo sendo analisado. Isso faz com que parte do que o Roberto da Matta fala em Relativizando não se aplique, já que não há interferência nenhuma na rotina de quem está sendo observado. Isso, para mim, gera um nível de isenção bem bacana mas, por outro lado, também permite que exista manipulação dos dados. Alguém que use a frase propositalmente para aparecer no site/pesquisa.

Com esse mapeamento, o projeto acaba se tornando quase um Post Secret mas com sentimento publicados sem necessidade de reconhecimento ou publicação. Pode não ser tão catártico para quem participa mas o impacto é tão grande quanto.

Polêmicas e devaneios a parte, eu realmente recomendo a entrevista , o vídeo da palestra e o site We Feel Fine.

Post reciclado do Coletivo Sem Papas

One comment on “Jonathan Harris feels fine

  1. Diego on said:

    Olá.
    Tô passando apenas pra dizer que curti muito seu site-blog. Muito conteúdo interessante. Já favoritei aqui. Parabéns!
    Abraços
    Diego

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.