A Época dessa semana veio com uma matéria de capa sobre blogs. Pela primeira vez eu vejo uma matéria um pouco mais aprofundada sobre esse assunto em uma revista semanal . Tinha até um passo a passo para criar o seu próprio blog. Mas uma coisa que me chamou a atenção é como eles deram […]
" />

Época e a matéria de blogs

July 30, 2006  |  Internet, Mí­dia

A Época dessa semana veio com uma matéria de capa sobre blogs. Pela primeira vez eu vejo uma matéria um pouco mais aprofundada sobre esse assunto em uma revista semanal . Tinha até um passo a passo para criar o seu próprio blog.

Mas uma coisa que me chamou a atenção é como eles deram espaço aos blogs políticos. Era quase como indução às pessoas a escreverem o seu blog político e fazerem suas denúncias.
Mas faltou falar uma coisa: Que o fato de você ter uma voz, não quer dizer que a sua voz será ouvida numa multidão. Como sabemos bem, fazer um blog é a parte fácil. Alimentá-lo, achar a sua voz, estilo e assunto de comunicação é outra.

Teremos diversos blogs sobre política que serão cópias do que saiu nos jornais. E para isso não precisamos de blogs. Precisamos de blogs para efetivamente expormos as nossas opiniões e não o que estão nos fazendo acreditar que é nossa opinião. É difícil diferenciar o que nos é imposto do que vem a ser a nossa opinião.

Quando assistimos a um filme, lemos um livro, assistimos à uma peça, costumamos ter a nossa opinião, independente do que os outros acham. Não interessa se a crítica achou aquele filme uma besteira non-sense americanóide. Se você gostou, você vai falar para os seus amigos e não vai imitar o que o jornalista afirmou. Mesmo que seja comentando que é um blockbuster e tal, você terá a sua opinião e falará que o filme é engraçado, é bobo mas era o que você precisava naquele momento e que você gostou.

Acho que falta um pouco dessa maturidade para a análise de notícias. Acho que falta o hábito de se perguntar ao ler uma notícia “quem ganha com isso?”.

Há uns anos eu entrevistei um dos diretores do PRWatch, site que analisa as manobras de manipulação da mídia. Dê uma lida.
Leitura sugerida: Coercion e Trust Us We`re Experts


1 Comment


  1. When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added”
    checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the
    same comment. Is there any way you can remove people from that service?
    Cheers!

Leave a Reply