Será que o melhor aplicativo de veículo será aquele com a melhor integração de CMS entre a versão offline e a versão para o iPad? Muito já foi dito sobre o iPad. Alguns dizem que é revolucionário outros dizem que é um iPhone grande e os mais sensatos dizem que só saberemos quando os programadores […]
" />

iPad e a mídia

February 8, 2010  |  Apple, Mí­dia


Será que o melhor aplicativo de veículo será aquele com a melhor integração de CMS entre a versão offline e a versão para o iPad?


Muito já foi dito sobre o iPad. Alguns dizem que é revolucionário outros dizem que é um iPhone grande e os mais sensatos dizem que só saberemos quando os programadores tiverem a chance de usá-lo ao programar algo para ele. Ok. Tudo isso faz sentido. Todas as opiniões são baseadas apenas no que a Apple disponibilizou para nós. E sabemos que, geralmente, o que a Apple fala de seus produtos são discursos um pouco viciados. Mas não vou falar disso.
Se vai ser revolucionário ou não só saberemos mais tarde mesmo. Quando os veículos começarem a fazer seus apps é que saberemos se o iPad será ou não a revolução/tábua de salvação para jornais, revistas e livros. De qualquer forma para isso acontecer eles terão que se reinventar e abraçar cada vez mais o conteúdo multimídia.
No dia da apresentação do iPad, vimos o aplicativo do New York Times. Parece bastante interessante e promissor mas fico pensando no dia a dia disso. As atualizações aconteceriam como? Por download da parte acessada? Se sim, o que diferenciaria isso de um webapp? Se for assim o 3G seria fundamental. Agora, se cada dia você puder baixar o seu jornal em casa com a possibilidade de ter todos os arquivos multimedia nele isso é ótimo para o usuário mas o que seria para as empresas produzirem esse conteúdo por dia? Digo, é como se preparar para uma tarefa dessas? A redação dos jornais devem ter uma equipe de jornalistas, outra para atualizar o site e outra para preparar o conteúdo do app do iPad? Imagino que exista algum modelo de otimizar isso.
Se tomarmos como base o aplicativo do NYT que procura emular a experiência e diagramação do jornal com a diferença do conteúdo multimídia (videos, slideshows,e audios, etc), a linha de montagem teria que ser bem alinhada. A última versão do layout do jornal seria a última versão do que iria para o aplicativo. Complicado, né?

E com isso, cada veículo teria o seu aplicativo. Provavelmente gratuito mas que cobraria pelo conteúdo/assinatura. O que faz todo sentido.

Pelo Twitter, comentei com o Michel Lent, essa necessidade de um app por veículo e ele comentou que isso já acontece com aplicativos de rádios online mas que ele via que se o segmento de periódicos (revistas e jornais) vingasse a Apple poderia fazer um iMagazines como fez o iBooks, loja que segue o modelo da iTunes Store. Também faz sentido.

Continuei buscando mais informações sobre a produção de conteúdo dos veículos e vi que no Influx, Ed Cotton acha que provavelmente não teremos experiências como as propostas pela Sports Illustrated mas sim as mais próximas do aplicativo da GQ feita para iPhone/ipod Touch.

E é exatamente isso que acho que pode melar com a revolução no mercado editorial. A preguiça ou incapacidade de se criar um conteúdo interessante no iPad com custo viável e que atraia usuários novos.
No iPhone, um conteúdo desse tipo até passa mas numa tela bem maior as coisas não ficam tão legais. Fica pobre e apelativo. Mesmo que o exemplo seja o da GQ.

Eu fico imaginando revistas que são ricas em conteúdo complementar online, revistas como a Monocle e Dwell (que têm vídeos, slideshows, podcasts em seu site e que torna todo o conteúdo mais interessante) poderiam fazer com essa possibilidade de juntar conteúdo tradicional ao multimídia de uma forma única. Eu certamente renovaria a minha assinatura se o conteúdo envolvesse versão para o iPad.
Em livros, imaginem livros de arte, design e arquitetura. Imaginem livros técnicos com tutoriais e exemplos exibindo exatamente como o tal passo a passo deveria funcionar. É algo novo. Seria algo como se a coleção For Dummies tivesse os tutoriais do Lynda.com. Assim os parâmetros podem mudar até em educação.

Outra coisa que fico pensando é em como poderíamos adicionar tanto conteúdo em um aparelho que, hoje, tem versões de no máximo 64GB. Deve haver um modelo de atualização semelhante ao que hoje existe com podcasts no iTunes. Você pode escolher o que quer que seja atualizado manualmente e o que deve ser automatico mas lembre-se que geralmente há uma cópia desse conteúdo no seu computador também então a compra de um iPad+assinatura de jornais e revistas= comprar mais um HD para esse conteúdo. Mas se realmente isso for um problema, pensaremos nisso depois, certo?

E já que mostrei alguns modelos de propostas de aplicativos para tablets, nada melhor do que terminar com um que eu acho o melhor conceito para revistas em tablets. Algo que pode realmente misturar os modelos tradicionais offline de jornais ao dos seus sites de notícias.

O que me leva a uma questão fundamental nesse questionamento. Será que o melhor aplicativo de veículo será aquele com a melhor integração de CMS entre a versão offline e a versão para o iPad?

Nada está certo ainda. Não sabemos o modelo que os veículos seguirão, não sabemos se o iPad vai vingar, não sabemos se as pessoas comprarão o aparelho e nem como as pessoas usarão o aparelho. Sendo assim, tudo o que eu escrevi nesse post são especulações de alguém que não programa, não conhece o SDK do iPad (nem do iPhone) e nem sabe como funcionam as atualizações do Kindle. Mas creio que isso não desvalorize o que eu escrevi aqui.


9 Comments


  1. You have got terrific stuff in this case.

  2. You’re an extremely useful website; couldn’t make it without ya!

  3. Many thanks! It is an great webpage!

  4. Sustain the remarkable job !! Lovin’ it!

  5. What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It positively useful and it has aided me out loads.
    I hope to give a contribution & aid other users like its aided me.
    Great job.

    Real Madrid trja

  6. Hey would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m going to start my own blog soon but I’m having a difficult time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most
    blogs and I’m looking for something completely unique. P.S Apologies for getting
    off-topic but I had to ask!

    Billige juventus fodboldtrjer

  7. Thanks for sharing your thoughts about Apple.
    Regards

    Inter Milan ny trje

  8. Great internet site! It looks very good! Sustain the good work!

Leave a Reply