Eu sempre tive vontade de tirar um sabático. Um ano sem trabalhar. Acredito que teria tempo para estudar um monte de coisas e que poderia fazer milhões de outras coisas que gostaria. Viajar, experimentar outras culturas. Claro que isso não é fácil. Stefan Sagmeister consegue fazer essa pausa de um ano a cada 7 anos […]
" />

A importância de um sabático

January 27, 2010  |  Bizarro, Rotina

Eu sempre tive vontade de tirar um sabático. Um ano sem trabalhar. Acredito que teria tempo para estudar um monte de coisas e que poderia fazer milhões de outras coisas que gostaria. Viajar, experimentar outras culturas. Claro que isso não é fácil.
Stefan Sagmeister consegue fazer essa pausa de um ano a cada 7 anos e ele diz que no final, a pausa se paga mas que é necessário um sistema. Algo que evite a procrastinação e que, embora você não trabalhe, você mantenha-se aberto para absorver influências de vários locais e culturas. Mesmo que você não entenda tudo em um primeiro momento, nos anos seguintes, essa experiência pode render um insight no trabalho que já valerá a pena.
Nesse vídeo do TED, Sagmeister fala sobre o seu método para o sabático e a importância dessa parada.
Eu já tinha indicado essa palestra do Sagmeister no TED no Twitter mas o tema sabático tem passado muito na minha cabeça. Essa idéia de usar anos de aposentadoria durante a vida “produtiva” como sabáticos e colocar um ano sabático a cada 7 anos me parece um bom modelo. O comparativo com os modelos 3M e Google mostra que não é algo completamente absurdo.
Para alguém com o perfil do Sagmeister e tão estabelecido quanto ele, o sabático parece uma coisa viável. Mas e para o resto do mundo?
Empreendedores a partir de determinado momento podem até conseguir fazer isso mas deve ser complicado tomar a decisão de parar e deixar tudo o que você conquistou na mão de outras pessoas por 1 ano.
As pessoas que são empregadas devem ficar com receio de ficar fora do mercado e não conseguir se recolocar após o período.
Quem sabe um dia eu consiga fazer isso. Acho que não conheço ninguém que já tenha feita isso. Pelo menos ninguém empregado.


5 Comments


  1. Keep up the incredible job !! Lovin’ it!

  2. Wow because this is really helpful work! Congrats and keep it up.

  3. Just want to say your article is as astonishing.
    The clarity for your put up is simply spectacular and i can suppose you
    are knowledgeable on this subject. Well with your permission allow me to grasp your RSS feed to keep updated with approaching post.
    Thank you 1,000,000 and please continue the enjoyable work.

    Frankreich Fuballtrikots

  4. Many thanks, this site is really useful.

  5. You’re a really useful website; couldn’t make it without ya!

Leave a Reply