E o Google contra ataca

November 25, 2006  |  Tecnologia

Não. Esse não é um post sobre a compra do YouTube, sobre processos ou sobre um novo produto do Google. É sobre uma notícia de como o Google vai olhar para os blogs com posts pagos. Recentemente houve uma onda de sites que oferecem pagar a blogueiros para escreverem sobre o determinados produtos. Um deles é o PayPerPost e o outro é o ReviewMe (que eu até já testei). Para evitar o uso desses serviços para esculhambar com o sistema de PageRank, o Google parece que vai penalizar os blogueiros que fizerem posts pagos e não colocarem a tag rel=”no follow”.

A jogada é a seguinte, enquanto o blogueiro escreve que o post é pago e tal para os seus leitores, os robôs do Google não tem a menor possibilidade de verificar isso, ou seja, o PageRank da empresa que está pagando pelos reviews simplesmente vai crescer muito, não baseado nos seus méritos mas sim baseado no seu bolso. Ao colocar essa tag, o blog simplesmente comunicará aos robôs dos mecanismos de busca para igonrar esse link.
Quando me cadastrei no ReviewMe, percebi que eles só pegam blogs com PR relevante (creio que 3 para cima) e não qualquer blog. Sendo assim, o “poder” desses reviews influenciarem o PR é bem mais alto do que um spam-blog.

Ou seja, se o modelo de mensuração desses serviços usar também o PR eles podem perder uma fonte de informação bem interessante. Se bem que quando me inscrevi ele pede a URL do feed do blog, então eles tem como mensurar e cruzar os dados.

Se essa reação vai dar resultado, eu não sei. Provavelmente sim com os blogueiros mais hardcore e interessados. Mas aquele blogueiro que nem sabe o que é PR, não liga a mínima para a sua posição em buscas e não se importa com Search Engine Optimization, provavelmente não vai colocar a tag nos links e vai alimentar o PR da empresa contratante quando com o dinheiro cair na conta e aí vai ver seu blog cada vez mais distante da primeira página de resultados de buscas no Google.

4 comments on “E o Google contra ataca

  1. Vitor Hugo on said:

    Ah, mas que maldade do Google, heheheh. Mas fazer o que…

  2. Comprar carro on said:

    Concordo em gênero, número e grau, chega de manipulação do pagerank, dinheiro não compra qualidade muito menos resultado

  3. Caciano Gabriel on said:

    Tomara que isso acabe mesmo, a web já tá cheia de porcaria, e o que é bom tem que ser vasculhado nas últimas páginas do google ou na blogosfera…

  4. Pingback: Urls Sinistras » Blog Archive » O que motiva alguém a ter um Blog?

  5. Katia on said:

    Mas pensem bem.. Se o proprirtário do site www.site.com comprar um anúncio na página principal da globo.com, o googlebot vai passar lá que têm um alto pagerank e tranferir.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

HTML tags are not allowed.